quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Uma caixa surpresa no meio do caminho

   

   Como é bonito ver gente firme, que anda com a cabeça erguida e uma postura de superioridade que requer respeito de quem se atreve a olhar, gente forte que não chora a toa e faz o maior desafio parecer mera situação cotidiana, gente feliz que não só sorri no mínimo vinte horas por dia como entope as redes sociais de fotos do tipo propaganda de comercial de pasta de dente.
    Como é bonito ver gente que diz que ama a vida e o que faz com ela, gente disposta a ajudar, a acolher, a encantar. Olhando assim de longe tem muita gente (vamos deixar claro que muitas vezes me inclui em pelos menos metade das descrições a cima!) com quem, aparentemente, vale a pena perder tempo, amor, sorriso, paz e até dinheiro! Mas agora vamos olhar de perto, olhos nos olhos, coração aberto pra receber um tapa no meio da confiança (só para fins de curiosidade, esse tapa doeu primeiro em mim, pra depois me obrigar a descrevê-lo aqui).
    No fundo, bem lá no fundo onde estão perfeitamente escondidos os seus segredos mais sujos, você sabe (nós sabemos) os passos que tem dado quando não tem ninguém olhando e sabe quais consequências irão chegar em breve.
    Até aqui estamos bem, tranquilos, nenhuma verdade que você já não saiba foi exposta e  nenhum segredo foi escancarado. Agora vamos complicar um pouco, por que a intenção é movimentar a sua consciência e não te manter na inércia deprimente de uma vida leve e simples.
    Consequências são caixas surpresa sutilmente colocadas ao longo do nosso caminho. Um passo a mais para a direita te posiciona frente a frente com um destino. Meio passo para a esquerda e um destino decente nem vai ser mais uma opção.
    Quando escolhemos um caminho ou outro, olhamos para frente e temos vislumbres do que está por vir. Calma, eu sei que não temos poderes videntes, porém na maioria das vezes a consequência está estampada em um outdoor tamanho família bem a nossa frente.
    Sabendo da consequência podemos ter duas atitudes: pegar a caixa surpresa nas mãos e antes mesmo de abri-la comemorar, já que o vislumbre parecia tão brilhantemente encantador ou pegar a caixa nas mãos, encarar o céu e assoviar, num gesto de tranquilidade ensaiada que por trás, traz a ânsia por esconder do mundo que a única surpresa que está prestes a chegar é a encenação fraca e decadente, já que o vislumbre da consequência era um borrão escuro e frio.
     Não responsabilize antes de se responsabilizar, não justifique antes de se justificar e não se lamente pelos frutos da árvore que você mesmo plantou, alimentou e cultivou.
     Você mantém sua postura, e nós sabemos que a imagem vende mais do que o verdadeiro valor, você se enche de orgulho para assumir as consequências felizes que vem com enfeites multicoloridos. Meu bem, isso qualquer um faz.
      Você quer parecer mais? Mais gente, mais digno, mais merecedor do título que você tenta carregar? A lição é simples, apesar de carregar uma complexidade extrema: não me venha com desculpas tortas.
     Aprenda a assumir seus vacilos, seus tropeços, seus passos em falso. Não queira pertencer à vida limpa, simples e reta na qual você não se encaixa.




*Este texto faz parte de uma postagem coletiva dos Escritores da Era do Compartilhamento. Aqui vão os links dos textos dos participantes do projeto:

http://cordiformesse.blogspot.com.br/2015/08/nao-se-va.html (Thaís Veríssimo)

http://www.cerejanoombro.com/2015/08/areia-movedica (Leca Lichacovski)

http://superela.com/.../nao-me-venha-com-desculpas-tortas... (Ju Umbelino)

http://www.pe-da-cos.blogspot.com.br/.../desculpa-amor.html (Pâmela Marques)

http://putaletra.com.br/.../suas-desculpas-esfarrapadas... (Valter Junior)

https://www.facebook.com/chapfabio/posts/708420212635663?hc_location=ufi (Fábio Chap)

https://www.facebook.com/acopy.me/photos/a.1539081406323690.1073741828.1448375495394282/1678891062342723/?type=1&hc_location=ufi" (Célio Sordi)

http://sempudorsempre.tumblr.com/.../cora%C3%A7%C3%A3o... (Flávia Oliveira) 

http://estoriaspracontar.com.br/ou-e-espontaneo-ou-nao-e.../ (Sâmia Louise)

http://teentacao.blogspot.com.br/.../se-vier-vem-sem... (Jô Lima) 

http://monalisamacedo.blogspot.com.br/.../sem-desculpas.html (Monalisa Macêdo)

https://m.facebook.com/story.php... (Fernando Suhet)

http://elaereticencias.com.br/.../a-ultima-desculpa-e-minha (Jéssica Delalana)

http://amor.ano-zero.com/2015/08/19/tempo-para-desculpas/ (Cristina Souza)

https://www.facebook.com/coisasderogeriooliveira/posts/1080834558615924?hc_location=ufi (Rogério Oliveira)

https://www.facebook.com/vitoravilaescritor/posts/919194074820196?hc_location=ufi (Vitor Ávila)

https://www.facebook.com/permalink.php..." (Jessy) 

http://benditacuca.com.br/agora-e-tarde (Samantha Silvani) 

http://carolsassatelli.com/.../20/sem-desculpas-dessa-vez/ (Carol Sassatelli)

http://amor.ano-zero.com/desculpa-que-eu-tenho/ (Alysson Augusto)

https://www.facebook.com/acopy.me/posts/1678891062342723:0 ( Célio Heitor Sordi)

https://www.facebook.com/coisasderogeriooliveira/posts/1080834558615924?hc_location=ufi (Rogério Oliveira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário